Você sabe como descartar pilhas e baterias?

03/05/2013 10:59

 

Pilhas e baterias tornaram-se indispensáveis na vida dos seres humanos. Controles remotos, celulares, computadores e uma infinidade de outros equipamentos precisam desses produtos para funcionar, mas eles não duram para sempre. Mas, assim como os remédios, o lixo comum não é o destino final adequado para esse tipo de produto.

O uso anual de pilhas e baterias no país representa um descarte de mais de 800 milhões de unidades ao ano, sendo o Brasil um dos líderes em consumo de celulares e notebooks. No ambiente, expostas ao sol e a chuva, as pilhas e baterias se oxidam e rompem, liberando metais pesados, como mercúrio e chumbo, que chegam aos lençóis freáticos, córregos e riachos. Classificadas oficialmente como resíduo perigoso, o tempo de decomposição desse material fica entre 100 e 500 anos.

Há estudos que mostram que algumas substâncias podem levar à anemia, a problemas neurológicos e ao desenvolvimento de câncer. A preocupação com as ameaças à saúde e ao meio ambiente causadas pelas substâncias contidas nas baterias e pilhas levou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a fixar, em setembro de 2012, a Norma Instrutiva número 8, que estabelece como responsabilidade das empresas o acondicionamento, a frequência do recolhimento do material e a destinação correta de seus produtos após o consumo. De acordo com a nova norma de responsabilidade dos fabricantes, é preciso informar ao consumidor onde descartar ou os locais de coletas desses materiais.

Pilhas e baterias no lugar certo! 

 

• Busque postos de coletas em sua cidade ou verifique nas embalagens dos produtos onde ele deve ser descartado.
• Procure as lixeiras urbanas para pilhas e baterias. Elas ficam espalhadas pela cidade. 
• Leve suas pilhas e baterias até uma agência do Banco Santander. Eles possuem um programa de recolhimento e reciclagem de pilhas que disponibiliza em todas as agências um posto de coleta
• A drograria São Paulo também possui um programa de recolhimento deste material
• No caso das baterias, leve-as a uma loja de operadoras de celular
• Acesse o site eCycle e descubra os pontos de coleta mais próximos de sua casa 

 

Ações Locais

Alguns dos municípios que participam da iniciativa Agenda 21 Comperj já realizam ações voltadas para o recolhimento e descarte de pilhas e baterias. Em Saquarema, onze escolas municipais foram escolhidas para servir de Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Dulcy Tupy, coordenadora do Fórum local pelo 2º Setor, falou do trabalho conduzido no município e o envolvimento dos estudantes na campanha. “A Secretaria e Educação e Cultura, por meio do Programa de Educação Ambiental de Saquarema, já vinha realizando algumas ações que têm relação com a nova norma fixada pelo Ibama. A Caravana Ambiental, por exemplo, visita as escolas da rede realizando palestras sobre a importância da preservação do meio ambiente, estimulando a prática da reciclagem e divulgando os Pontos de Entrega Voluntária”.

Outras cidades enfrentam problemas na hora de dar o destino final para as pilhas e bateria recolhidas. É o caso de Cachoeiras de Macacu , que vem realizando, há algum tempo, campanha para a conscientização dos habitantes quanto a separação do material e descarte nos vários pontos espalhados pela cidade. Porém, a dificuldade em encontrar um local que receba as pilhas e baterias acaba desestimulando todos os envolvidos no processo. “As ações têm funcionado muito bem, porém na hora em que precisamos dar um destino final para todo o material recolhido é que complica. Não é qualquer terreno ou local que pode receber as pilhas e baterias, existe certo cuidado com relação a isso”, contou Deneci Sardinha, coordenador do 1º Setor do Fórum de Cachoeira de Macacu.

Se você quer saber mais sobre as propostas de resíduos perigosos dos PLDS das Agendas 21 Locais, acesse o site dos municípios e clique no tema Geração de Resíduos.

Seja pró-ativo e responsável pelo meio ambiente: Faça a sua parte!

Leia em: Agenda 21 Comperj

Pesquisar no site

Contato

Viviane Logullo